Qual o significado das cores?

Cada espaço da sua casa ou do seu trabalho pode ser fortalecido com cores que influenciam psicologicamente e emocionalmente. Para isso, é fundamental compreender o que cada tonalidade representa, para que a escolha seja ideal para o tipo de ambiente.

Para Silvana Occhialini, fundadora do Instituto Brasileiro de Feng Shui, “o ideal é avaliar cada lar individualmente para inserir as cores nos locais mais adequados. Mas, no geral, tonalidades fortes, como amarelo e vermelho, estimulam a vitalidade e são recomendadas para as áreas em que se recebem pessoas, como a sala. Já nos quartos, o melhor é priorizar tons suaves, como verde, lilás e azul”, recomenda.

É fundamental sempre buscar o equilíbrio e saber mesclar todos os elementos de forma harmônica. Por sua influência psicológica sobre o ser humano, algumas cores estimulam e outras já tranquilizam. Por serem captadas pela visão e transmitidas para o cérebro, consequentemente refletem impulsos e reações no corpo. Conheça o significado das cores:

BRANCO: é a integração de todas as cores e, na cultura Ocidental, representa a paz. O branco está relacionado ao elemento metal, ligado à mente, e também simboliza pureza e limpeza. É uma boa opção para cor de base, aplicada, por exemplo, às paredes, inserindo outras tonalidades nos móveis e nos objetos de decoração. Mas sempre é importante avaliar os excessos e evitar exageros em um ambiente.

AMARELO: representa o sol, a sabedoria, o intelecto e também atenção. Ajuda a manter foco e, por isso, é uma boa escolha para escritórios ou para o espaço reservado ao trabalho na sua casa, principalmente no caso de pessoas que costumam se distrair com facilidade.

VERMELHO: cor do elemento fogo está muito conectada à energia da paixão e da sensualidade. No Feng Shui, está ligado ao sucesso e à proteção. Proporciona aconchego e calor para os espaços, porém, como é uma cor forte, evite usá-la em excesso, pois pode se tornar cansativa.

LARANJA: um pouco mais suave que o vermelho, é a cor da felicidade, o otimismo e da sabedoria. Estimula a sensação de entusiasmado e aumenta a energia.

ROSA: cor bastante feminina e ligada ao amor. O rosa tem toques da energia da paixão presente no vermelho, porém traz isso com mais carinho, romance e ternura. Deve ser usado na sua casa ou apartamento na área destinada ao relacionamento.

VERDE: remete à natureza e representa tranquilidade. É uma cor alegre, que mistura a calma do azul com a energia do amarelo. Além disso, o verde claro é uma boa cor para ser usada nos quartos.

AZUL: proporciona a sensação de relaxamento, tranqüilidade, paz, serenidade confiança.
VIOLETA: estimula a intuição e está relacionado à riqueza e ao poder. É uma cor muito bem-vinda em locais para meditação.

PRETO: denso e escuro é a ausência total de cor. Usado com moderação, transmite elegância ao ambiente. Mas também reflete uma tendência à introspecção.

CINZA: mistura do preto e do branco, pode ser um bom elemento de equilíbrio quando utilizada coordenada com outras cores, como amarelo, vermelho ou rosa. Dá a sensação de autoridade, maturidade e segurança.

 

Já fazia um tempinho que essa parede da sala que fica atrás do sofá estava me incomodando. Tanto o sofá quanto ela estavam na cor cinza e praticamente não existia um contraste na minha sala. E como vocês acompanharam toda a evolução desde que o apartamento foi entregue, hoje vim mostrar o up que dei nessa parede!

Quando escolhi objetos como almofadas com detalhes em dourado e amarelo, já estava pensando em aplicar uma cor nessa mesma gama ali também.

Sala de Estar Cinza

O problema maior estava em decidir o tom exato porque dependendo do tipo de iluminação, a tonalidade poderia variar ! O ideal seria testar a cor na própria parede a ser pintada.

E quem disse que sobra tempo pra me deslocar até uma loja e ficar horas e horas olhando o catálogo até me decidir? Ainda mais eu que sou a indecisão em pessoa! 😀

Entrei no site da Suvinil para pesquisar algumas cores, e para a minha surpresa descobri que nós podemos comprar um kit para fazer exatamente este teste de cor e tudo isso sem sair de casa. Você compra pelo site e recebe em casa! É muito prático!

O Kit Teste Sua Cor da Suvinil vem com 2 ou 4 cores prontas para uso, bandejas descartáveis para cada cor, 1 rolinho e o guia de aplicação do produto.

Kit Teste sua Cor - Suvinil

Escolhi 4 tons de amarelo, dois mais claros e dois mais escuros, um deles puxando mais para um tom de ocre/dourado. Não queria que a parede ficasse em tom pastel, mas ao mesmo tempo tinha medo de exagerar na dose do amarelo e enjoar com o tempo. Então o teste foi mais do que fundamental pra fazer a minha escolha final!

Antes e Depois - Sala de Estar

Hora de tirar tudo do lugar: cortina, sofá e tapete e voilá!

Fiz quatro quadrados de 50 cm com fita crepe e deixei um espaço entre eles. No manual do kit diz que pode fazer quadrados de até 1 m², mas como a minha parede era pequena não foi necessário.

Kit de teste Suvinil

O kit veio com 4 bandejas e 1 rolinho, e como o produto é pronto para uso, foi super fácil, é só despejar cada cor em uma bandejinha, passar o rolinho na primeira e pintar o primeiro quadrado.

Antes e Depois - Sala de Estar

Depois disso lavei o rolinho com água, tirei bem o excesso, parti para a segunda cor e assim por diante.

Antes e Depois - Sala de Estar

Esperei algumas horas e passei a segunda demão pro resultado ser o mais fiel possível.

Antes e Depois - Sala de Estar

Incrível como a cor muda depois que a tinta seca, né!

Ficou muito melhor pra escolher dessa forma, pois já dava pra ter uma ideia de como ficaria a parede toda.

Todas as cores são lindas, mas eu queria um amarelo que contrastasse bem com o sofá mas que não fosse tão forte. A cor Açucar Orgânico assim como a Nozes não deu o contraste suficiente, puxaram mais para tons pastel, já a cor Curry ficou amarelo demais.

Optei pela cor Açúcar Caramelizado, que é um amarelo puxando mais para o ocre. Para não restar nenhuma dúvida ainda trouxe as almofadas douradas pra perto da parede e a combinação ficou exatamente como eu queria! <3

Depois da cor escolhida, foi hora de definir o tipo de acabamento (fosco, acetinado ou semibrilho). Como o meu apartamento todo já é no acetinado, resolvi seguir o mesmo padrão.

Antes e Depois - Sala de Estar

E agora com vocês o resultado final da minha paredinha da sala! <3

Tinta Açúcar Caramelizado Suvinil | Antes e Depois da Parede da Sala

Nossa, ameiiiii o resultado, e pessoalmente a cor fica ainda mais linda do que na foto, deu uma vida pro ambiente, sabe!

Agora a próxima etapa são os quadros que pretendemos colocar aí nessa parede. Mas isso ficará para as cenas do próximo capítulo hehehe!

Share this Post!
0 Comment

Leave a Comment

Your email address will not be published.

  TOP